SEU CONTAS PAGAR É ESTRATÉGICO OU APENAS UM DIGITADOR DE CÓDIGO DE BARRAS?

É isso aí amigo, você utiliza seu colaborador do contas a pagar de forma estratégica ou utiliza somente os braços dele? Pois saiba que seu departamento entregaria muito mais resultado, se este mesmo colaborador fosse usado de forma estratégica, analisando, checando e demonstrando o fluxo financeiro gerado pela empresa.

Tradicionalmente o contas a pagar é o departamento responsável por zelar de todas as transações de pagadoria dos gastos no qual a companhia se compromete pra fazer a operação acontecer. Através dele que ocorrem as saídas de caixa e é garantido o cumprimento dos prazos e valores acordados. Mas muito se engana quem acha que se limita somente a estas tarefas operacionais ou trata-se de uma atividade simples. Ter o controle de todos os pagamentos a serem realizados dos que foram pagos é o objetivo principal do contas a pagar, e ainda pode contribuir muito com o setor financeiro prevendo pagamentos futuros e sua natureza e alimentando ferramentas de controles e fluxo de caixa.


Óbvio que toda esta questão depende do tamanho da Cia e o segmento, pois isso pode determinar o volume de títulos e documentos a serem transacionados pelo departamento, mas algo que fará diferença brutal é a utilização de um bom sistema ERP e uma definição muito bem feita dos processos dentro da empresa, de forma a automatizar toda a rotina do departamento.


Não é de hoje que o sistema financeiro disponibiliza uma série de ferramentas que facilitam o dia a dia e ajudam muito nas rotinas e na gestão do contas a pagar.


Todas elas automatizando processos e garantindo a segurança dos valores a serem pagos. São ferramentas como DDA, CNAB, extratos eletrônicos e etc. A sigla CNAB significa Centro Nacional de Automação Bancária, no qual tem a função de envio do fluxo financeiro de pagamentos, atuando desde o envio da remessa ao banco, até o retorno das informações ao software da empresa para a realização da baixa do título.


DDA – Débito Direto Autorizado é um sistema que permite que todos os compromissos de pagamentos emitidos por meio de boletos de cobrança para os clientes, pessoas físicas e jurídicas, sejam recebidos eletronicamente por intermédio do Banco onde o mesmo pode ser validado também de forma eletrônica pelo ERP da Cia checando com os devidos títulos e notas fiscais já registradas.


Já os extratos eletrônicos podem ser lidos pelo seu ERP para realizar a conciliação bancária, no qual se for bem parametrizado fará 100% da conciliação apontando exatamente as pendências a serem analisadas.


Com estas e outras funcionalidades bem configuradas em seu sistema, um bom processo e procedimento atrelados às boas práticas de gestão, o seu contas a pagar certamente estará contribuindo de forma estratégica ao setor financeiro da Cia.


A tecnologia está disponível e acessível, busque um bom profissional para te ajudar a mudar a cara de seu departamento de contas a pagar e passe a utilizar a cabeça de seus colaboradores e não os braços!


Autor: Anderson Coimbra

4 visualizações0 comentário

©2020 por ReInova Consultoria.