O Sabor por trás do Smash Burger

Atualizado: 5 de Mar de 2020

Cada dia que passa, esse nome vem dominando mais o nosso mundo do foodservice. Mas e aí, você conhece o que é essa tendência que vem tomando conta do mundo dos hamburgers?


Foto: VejaSP Abril


O QUE É O SMASH BURGER?


Técnica já muito frequente nos EUA que tem aumentado e crescido dentro do mercado de burgers no Brasil. Esta é a definição que você encontrará ao pesquisar no Google. Mas afinal, do que estamos falando?


O Smash Burger nada mais é que uma técnica de preparo de um hambúrguer. O seu tamanho é bem menor que um hambúrger convencional que você está acostumado a ver. Ele pode variar de 40g a 100g e, em seu preparo, eles serão achatados, o que é um dos segredos para amentar ainda mais o sabor.


COMO É PREPARADO O SMASH?


Existem algumas formas de se realizar o smash na sua produção. Cada restaurante vende sua ideia e obtém seus macetes de como preparar e deixar mais saboroso e com a cara de seu negócio.


A forma mais comum que vemos é um blend de carne que, geralmente, é montado em formato de bolinhas pequenas. Essas bolinhas, ao serem colocados na chapa que se encontra em uma alta temperatura, no mínimo a 120°C, são achatadas em um formato redondo, porém sem muita linearidade ou perfeição. A ideia é que fiquem o mais achatados possível e não se preocupe com o visual e sim em criar uma crosta crocante nos dois lados de seu burger, pois é nessa crosta que o segredo e o sabor diferenciado estará presente.


Isso acontece porque uma reação química no contato com o blend e a chapa em altíssima temperatura, libera alguns ativos da composição que é capaz de liberar centenas de aromas que seu paladar pode sentir ao degustar um smash desses.


Em alguns lugares que vendem esse tipo de burger ainda usam algumas técnicas como um Queijo Americano que se derrete pelo hambúrguer, entrando nos buraquinhos da carne e gerando a sensação de que o queijo está penetrando no blend de carne, deixando o treco ainda mais saborosos.



Foto: VejaSP Abril

Onde podemos encontrar?


É claro que não iríamos deixar de citar alguns restaurantes que já fazer essa delícia, né? Aposto que só de ler, já deu água na boca.


Em São Paulo, podemos encontrar esse tipo de hambúrguer em casas como Capital Burger, Cabana Burger, It Burger, Burger Lab Experience, Bullger, Jerônimo, entre outras casas.











Fontes:


https://vejasp.abril.com.br/comida-bebida/smash-burger-tendencia/


https://itburger.com.br/blog/o-que-e-smash-burger/


https://www.ohamburguerperfeito.com.br/2017/12/o-que-e-smash-burger-e-onde-comer-os-melhores.html

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por ReInova Consultoria.