O que você já deveria estar fazendo para a retomada?

Começamos a ter agora um melhor direcionamento ou, ao menos, uma melhor noção como as coisas irão caminhar em relação a reabertura dos mercados. Entretanto, você já sabe como irá lidar com a reabertura? Sabe o que terá que mudar e olhar com mais carinho neste próximo momento?


Você deve estar se perguntado “Ok. Mas ainda não foram definitivamente definidas as liberações e toda e qualquer orientação pode ser suspensa e não seguida, dependendo dos números de casos e da curva de crescimento. Como vou me preparar diante disso?”

Certo. Sabemos que ainda são muito voláteis as decisões e que tudo pode ainda mudar de uma hora para outra. O que podemos tomar como base são as retomadas dos países de fora e, ainda, usar como base algo mais perto de nossa realidade, por exemplo, como está sendo a retomada nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina.

Pois bem, vamos começar falando de alguns pontos que você deveria estar olhando durante esse período de crise e aproveitando esse tempo para tomar algumas medidas e já se preparar para a retomada mais fortalecido.

1. Revise seus Processos


O primeiro passo que você já deveria ter feito é OLHAR PARA DENTRO DE CASA. É isso mesmo. Você, provavelmente, já está sentindo a dor e a importância que é ter mais colaboradores lhe ajudando no dia a dia. Isso porque é bem provável que é você quem está realizando todas as atividades e rotinas necessárias para ainda fazer o mínimo do seu negócio andar. No máximo você deve obter 1 ou 2 pessoas lhe ajudando, dependendo de seu tamanho.


Nessa altura do campeonato, você já deve estar ficando doido com tanta tarefa, talvez até esquecendo de realizar alguns importantes ou, pior, pagando contas a mais, em duplicidade ou pagando juros por ter esquecido de alguma. Talvez, você deve estar comprando poucos produtos para suprir sua venda ou produtos demais que está levando você a desperdiçá-los. Talvez ainda deve estar comprando produtos bem mais caros que o normal, pois não conseguiu negociar com aquele seu fornecedor que você não tinha tanto vínculo e brigava por somente um preço totalmente justo com ele.

Pois é. Você está sofrendo por uma desordem ou por uma falta de planejamento que você nunca percebeu em seu negócio, pois estava muito preocupado em VENDER MAIS e ATINGIR A META DE FATURAMENTO.

2. Revise seus custos fixos


Esse passo com toda certeza você já fez! Talvez foi o primeiro passo que você tenha analisado e já tomado atitudes, afim de minimizar os impactos em seu caixa. Entretanto, aconselhamos que olhe com “carinho”. Veja o que realmente você precisa e que depende muito para sua operação continuar rodando.


Avalie seu tamanho físico também. Entenda se não é o momento de diminuir sua loja para reduzir custos de aluguel, colaboradores e outros custos que a rotatividade e fluxo de sua loja não consegue pagar no fim do mês.

3. Mundo online


Ahhhh, esse com toda certeza você já até fez, não é verdade? Se você não tinha vendas online ou delivery, é certo que já deve ter avaliado a hipótese de começar e “tacado o pau” nisso. Se você ainda não fez ou começou somente agora com a pandemia, infelizmente preciso lhe informar que você está ULTRAPASSADO. Já era para você estar CRAQUE nisso e saber trabalhar da melhor forma nesse canal. Delivery não é e nunca será somente mais uma venda.

4. Engenharia de cardápio e Modelo de Negócio


Agora é a hora de #REINOVAR! Antes da crise, você com certeza pensava em pelo menos em uma dessas coisas: Preciso inovar meus produtos ou preciso reformular e inovar meu negócio. Pois bem, os dois objetivos tinham em comum apenas uma coisa: AUMENTAR O LUCRO. Esse com toda certeza é o momento de se mesurar isso e botar a mão na massa.

Se você tem um modelo de negócio que obtém um risco maior de contaminação, por exemplo, buffets, já adianto que você precisa AGORA começar a correr atrás de um novo modelo para seu negócio. Esse modelo será um dos mais impactados no mundo do food, visto tamanha exposição a contaminações que ele obtém. Nesse momento, você precisará usar de sua criatividade e estudos para criar novas formas de continuar atendendo com a mesma qualidade, porém mudando um pouco o conceito. Pense talvez em direcionar seu negócio para Pratos Feitos ou até mesmo um Monte Você. O que acha?


Caso seu modelo de negócio não seja seu maior problema, porém você acredita que precisa dar um UP em seu cardápio, então aproveite esse momento. Revise todo o seu cardápio, veja quais produtos ainda fazem sentido em seu negócio. Busque trabalhar bastante cruzando os relatórios de Curva ABC e CMV. Eles serão essenciais nesse momento. Aproveite e monte suas Fichas Técnicas para já retomar com um controle maior e melhor sobre seu negócio. Uma dica que damos para a retomada é: ENXUGUE SEU CARDÁPIO!

Portanto pessoal, vale a pena olhar para esses 4 pontos que comentamos acima. É muito importante que levem todos eles em consideração e analisem tudo que é possível diminuir e deixar seu negócio mais saudável. E se não souber por onde começar, nós da ReInova estamos aqui para isso 😉.

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