DRE: Porque se importar?

Para muitos, o DRE trata-se de um relatório financeiro no qual demonstra as receitas e despesas para chegar no lucro de um negócio ou de uma companhia.


Em suma é isto mesmo!


Como próprio nome diz Demonstração do resultado do exercício (DRE). Mas muito se engana quem trata esta ferramenta com pouco prestígio, pois esta é uma das ferramentas mais poderosas e completas para acompanhar a saúde financeira de uma companhia.




Este documento, quando bem elaborado, pode dar informações preciosas para se tomar decisões estratégicas e, ainda, medir o comportamento financeiro histórico de seu negócio. Assim, o gestor terá a visão completa da situação da companhia em determinado período, podendo realizar previsões mais precisas e verificar possibilidades de investimentos ou correções no sentido de redução de custo.


A DRE, na verdade, é uma das peças da contabilidade na qual é utilizada em complemento do balanço patrimonial e do fluxo de caixa. Alguns empreendedores não dão a merecida importância para a Contabilidade por achar esta complexa demais, o que, na verdade, é um tremendo erro negligenciar esta ciência. Para o empreendedor que deseja crescer o seu negócio, é melhor que mude esta postura e passe a compreender melhor estas ferramentas.


Por meio da DRE o gestor saberá uma série de indicadores importantes para a empresa. Saberá quanto está gerando de impostos e custos variáveis, como por exemplo o CMV (Custo de Mercadoria Vendida), este sendo um dos indicadores mais importantes para um empreendimento, assim chegará na margem de contribuição para cobrir os custos fixos como, por exemplo, o custo de ocupação, custos administrativos, mão de obra, etc . Obtendo, finalmente, o ebtida, o qual demonstra o resultado da operação da empresa.


No entanto, não é uma tarefa das mais fáceis obter este relatório financeiro. Esta construção requer um bom plano de contas alinhado com o seguimento, processos e procedimentos financeiros. Para isso, geralmente, é necessário um bom sistema e bons profissionais qualificados.


Para a melhor elaboração e uma melhor leitura/entendimento da DRE e explicações mais detalhadas de seus indicadores faremos um outro artigo futuramente.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por ReInova Consultoria.