A ERA DOS CONGLOMERADOS

O que a venda da Makro para o Carrefour ainda pode interferir em sua vida no mundo food service. Confira conosco aí.



Começamos a notar algumas mudanças no cenário de food service, talvez a sensação de que empresas estejam crescendo de forma galopante seja na verdade uma estratégia de momento, ou simplesmente a briga por terem mais ativos, como diz nosso título conglomerado de empresas.


Concordamos que uma pessoa que esteja fora do mercado profissional do food, pode achar que este movimento sempre existiu, mas possamos dar um sentido melhor para o que vem acontecendo. No último dia 16/02/2020 o grupo Carrefour Brasil que comanda a bandeira Atacadão fechou a compra de 30 lojas do Makro, sendo (22 lojas próprias e 8 alugadas) e mais 14 postos de gasolina, a transação gira em torno de R$1,95 bilhão.


Você deve estar se perguntando, mas o que isso significa e o que vai mudar em minha vida?


Para nós profissionais do food tudo tem seu lado bom e ruim, penso que cada vez mais temos o conglomerado de empresas que detém o poder quase que absoluto nas negociações, pensando neste movimento acreditamos que o poder de negociação neste caso pode sim afetar tanto o dia a dia da dona de casa quanto ao pequeno empresário como o “Sr. Joaquim”, dono da padaria que ainda vai de mercado em mercado olhando preços e tentando comprar os produtos mais em conta para tentar barganhar com os concorrentes. Observem que antes o Joaquim poderia ir ao Makro, Atacadão e o Assai, diante da notícia que o Makro foi vendido na região onde ele efetuava suas compras, agora ele poderá apenas ir ao Atacadão e Assai. O poder dele de negociação diminuiu 33,33%, concordam? Enquanto o poder de negociação do Carrefour Atacadão cresceu neste nosso exemplo, afinal não possui mais seu terceiro concorrente.


E o que tiramos de conclusão...


Pois bem, vem acontecendo muitas dessas aquisições entre grandes grupos de empresas, acreditamos que este movimento vem ganhando força desde o início da crise da qual passamos em um passado recente aqui no Brasil, vimos a ampliação da Lactalis, Jbs, Brf entre outros players no mercado.

Fique ligado, tudo pode respingar no seu comercio ou no seu dia a dia, basta ampliar seus horizontes e ter um olhar Macro para os acontecimentos, vejam bem visão Macro e não Makro, vai que alguma ótica queira adquirir apenas pelo nome, não é?

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por ReInova Consultoria.